domingo, 19 de setembro de 2010

A morte de um animal de estimação significa a perda da fonte de um amor incondicional.

Costumo chorar quando estou com raiva, escrever quando estou triste, comer quando estou angustiada . Não costumo dizer abertamente tudo que penso, minha mente é um mar de segredos. Tudo ao meu redor começou a se mover velozmente. De repente deparei-me com um caminho cheio de dúvidas, escolhas, enigmas e tristezas. Eu sou tão insegura e sensível, não sabia como fazer. Criei então uma armadura, uma válvula de sobrevivência... algo que realmente fazia sentido e que me aliviasse. Mas acho que não funciona tão bem assim. Não estava tão preparada pra enfrentar tudo que eu venho enfrentando. Perdas significantes para mim, cada dia uma coisa diferente. Hoje eu vim falar da minha cadelinha, ela teve que ser sacrificada, estava com câncer. Não tive forças para me despedir dela. Vocês podem achar uma bobagem essa que eu estou escrevendo. Estou apenas tentando como sempre usar esse meio para desabafar uma coisa que esta sendo insuportavel conviver aqui dentro.
 Animais de estimação : pode ser cachorro , gato , papagaio, peixe ... o que seja. Ele é parte da sua familia, conviveu com você anos, compartilhou brincadeiras, fez aniversarios com você, pelo menos nos meus momentos de tristeza eu ia correndo fazer carinho na minha cadela, conversava com ela ( podem me axar doida ) mas ela entendia tudo. e me dizia tudo com o olhar ! Ela sentia quando algo estava errado. Protegia a casa. Ela quando me via fazia sempre uma enorme festa, mesmo doente nunca deixou de ser ela, com aquela energia toda que ela tinha que era contagiante...  Era uma cadela muito expressiva, exigia muita atenção, era muito energética, a sua presença nunca passava despercebida. Era a que me fazia companhia nos momentos mais tristes e também alegres e nos momentos de solidão que eu tinha. Era uma pitbul. Linda , supe docil , nunca fez mal pra ninguém, mesmo sendo da raça que era. Eu costumava dizer que ela nao tinha nada de pitbul a não ser a aparencia, pra mim ela era um poodle. Conviveu comigo a metade da minha vida. Viu minha irmã nascer. Fez parte da minha história. Não consigo expressar a dor e a angústia que sinto. Cada vez que chego em casa e não a vejo, não a ouço. Se torna tudo mais dificil. Lidar com a dor, com o choro constante e com a eterna tristeza e o vazio dentro do coração.
  Muitos assim o fazem com comentários do tipo _ “Era só um animal”; “sofrer assim, por causa de um cachorro?;” “ainda bem que não foi alguém da sua família, foi só um bicho”
Ela PRA MIM não era só um animal , PRA MIM nunca foi só um bicho e muito menos um cachorro. Ela era uma das unicas amigas fieis que eu tinha. Ela era a unica que estaria comigo mesmo eu tendo ataques de nervos com ela. Infelizmente as pessoas ainda não entendem a importância da perda de um animal de estimação. Ninguém consegue compreender a minha dor e a saudade que eu sinto por ela...Parece que morri por dentro.  Elas não entendem que esta perda é tão grande e tão sofrida quanto a perda de um parente. As pessoas não vêem a perda de um animal de estimação como a perda de um amigo fiel e leal, de um ente querido, de um ser que soube lhe dar amor incondicional apesar de sua falta de paciência com ele por muitas vezes. Os animais nos fazem companhia, nos dão aceitação, ou seja, nos aceitam do jeito que somos, nos dão apoio emocional e amor incondicional durante todo o tempo que compartilham suas vidas com as nossas.
Entender como você sofre e descobrir modos de lidar com a perda pode traze-lo perto do dia em que as memórias trarão um sorriso ao invés de lágrimas.
  É um sentimento de perda, de culpa por não ter tentado salvar ela. Só o tempo vai me fazer acostumar com essa perda, mas com certeza vou lembrar dela com muito carinho para sempre. Vou tentar não me culpar pelo que aconteceu pois acredito que tinha que ser assim...coisas do destino mesmo sabe, que infelizmente acontecem ! Eu sei que é difícil mas temos que aceitar pois cada um tem seu tempo aquí nesse mundo e quando é hora de partir só nos resta se conformar. Não é nada fácil, acho que devemos chorar se temos essa vontade e lembrar dos nossos animaizinhos e de todos os momentos bons que eles nos proporcionaram.




Nunca nos deixámos porque ela continua num cantinho muito especial do meu coração !

2 comentários:

  1. "Vocês podem achar uma bobagem essa que eu estou escrevendo". não é bobagem não :/
    li seu texto, não é igual, mas passei por algo parecido, sei como é, eu tinha um papagaio, eu amava ele de verdade, e tive qe deixar ele porque mudei de cidade e era muito longe da qe eu ia morar, ele não ia aguentar a viajem, por isso preferi deixar ele, sinto muito pela sua perda :/
    ela era linda *-*, chorei lendo seu post, sério mesmo :/
    adorei seu blog e estou seguindo *-*
    beeeeijo
    se quiser segue o meu
    http://linepicoli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA mesmo .
    e eu tb sinto mt pelo seu papagaio. os nossos animais de estimação pra gent é eterno, uma afeição muito mais do que reciproca.!
    obrigada dnvo . e eu sim seguir seu blog. bjs

    ResponderExcluir